terça-feira, 6 de novembro de 2012

DEPOIS DE 80 ANOS DE EDIÇÕES EM PAPEL, A NEWSWEEK TORNA-SE EXCLUSIVAMENTE DIGITAL

A News-Week (como se escrevia o título originalmente) foi lançada em 1933 por um ex-editor da secção Internacional da revista Time.

Em 2010, depois de acumular prejuízos durante dois anos, a Newsweek foi vendida pelo grupo que detém o "Washington Post" ao empresário Sidney Harman por um dólar em troca da assumpção das suas obrigações financeiras.

Agora, e com 80 anos de existência, a revista “Newsweek” vê-se obrigada a acabar com a edição impressa e passará a disponibilizar ao público única e exclusivamente  a versão digital que terá o nome de “Newsweek Global”.

Em comunicado à imprensa, Tina Brown, editora chefe da redacção, escreve: “Uma vez que o sector dos media está a ser arrasado pela crise mundial que se estende até ao mercado publicitário, a única solução encontrada é a redução dos custos e a passagem para a edição digital. Esta decisão é sobre a qualidade da revista e do próprio jornalismo – que está tão forte como sempre. É sobre desafiar a crise económica que afecta a publicação e distribuição de jornais e revistas.

Deixar a edição impressa é um momento extremamente difícil para todos nós que adoramos a imagem romântica do papel e a camaradagem única das frenéticas horas de fecho, todas as sextas-feiras à noite”.

“A Newsweek está em transição, não está a dizer adeus”, comentou Tina Brown. A editora chefe justificou a decisão baseada, também, em dados de um estudo do Pew Research que indica que 39% dos norte-americanos consome notícias a partir de meios online.

Tina Brown acredita ainda que a revista não perderá o selo de qualidade que muitos lhe reconhecem, mas a transição tem que ser feita devido “aos grandes desafios económicos das publicações de impressão e distribuição”, causadas sobretudo pela asfixia do mercado publicitário.

As plataformas digitais continuarão a sua tendência de crescimento nos próximos anos.

Sinais de uma crise que irá acelerar o processo de transição dos media tradicionais para o digital. Só espero que a ética do jornalismo tradicional não se perca nestas novas plataformas.


Sem comentários:

Enviar um comentário