terça-feira, 16 de junho de 2009

ENFRENTAR OS DESAFIOS

As tecnologias emergentes do virtual que desafiam a nossa concepção de espaço e do tempo traçam um novo caminho na imagem e na comunicação gráfica. Esta concepção transformar-se-á em novas formas de comunicação dando origem a uma nova realidade que, obrigatoriamente, irá influenciar os profissionais da comunicação e da indústria gráfica. Este será o verdadeiro desafio lançado aos profissionais gráficos, que terão que encontrar soluções para minimizar os efeitos destas mutações. Na verdade, este é, também, um estímulo ao desenvolvimento industrial e tecnológico em que os factores inovadores e criativos deverão ser reconhecidos como elementos fundamentais e potenciadores de oportunidades. Uma nova força motriz deverá emergir, a criatividade, onde o comprometimento entre inovação, design e imaginação em tempo real apresentar-se-á como uma forte componente dinâmica do trabalho. Os factores assentes na originalidade preconizada pelos criativos deverão passar a ser dominantes do desenvolvimento económico e uma nova classe social, “creativa”, ganhará uma dimensão relevante e fundamental na orientação das organizações e na economia do século XXI.
É fundamental que as empresas façam uso da experimentação como resposta à imaginação e ao potencial criativo, permitindo o desenvolvimento de produtos inovadores que a cultura transformará em novos conceitos e a economia em novos negócios. Impõem-se desenvolver competências para que o trabalho do profissional gráfico seja convertido em trabalho dotado de criatividade orientado para uma nova dimensão possibilitando a conversão de todas as mudanças em oportunidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário